Bem-Estar

10 alimentos saudáveis para melhorar a produtividade no dia a dia

Você já se pegou desejando que o dia tivesse mais que 24 horas pelo simples fato de não conseguir melhorar a produtividade e resolver todas as pendências da sua rotina de trabalho? Em ambientes onde a carga horária é extensa e exige muito da nossa mente, a exaustão física e psíquica mais cedo ou mais tarde chega.

Cerca de 20% da nossa performance no dia a dia é decorrente dos alimentos que ingerimos. Isso significa a queda de produtividade no trabalho e a dificuldade de ter disposição para conseguir finalizar tarefas no prazo, além de diversos fatores contextuais, pode estar relacionado ao que você come – e uma simples dieta em alimentos específicos para melhorar a produtividade pode ajudar.

Quais alimentos melhoram minha produtividade?

De fato, existem diversos alimentos que ativam áreas próprias do cérebro relacionadas à memória de curto prazo, à agilidade, ao sono e outros que, se estimulados na medida certa, ampliam sua produtividade e te deixam com bastante disposição. São todos alimentos rápidos e práticos que podem ser ingeridos ao longo do dia, ou misturados no almoço ou na janta. E o melhor: são todos naturais! Confira a lista abaixo.

Tomate

Contribui para a saúde dos ossos por ser rico em potássio, auxiliando a diminuir as dores por estar muito tempo em determinada posição.

Beterraba

É rica em carboidratos, então fornece energia para um longo dia de trabalho. Além disso, ajuda na pressão arterial e nos músculos, principalmente do coração.

Ômega 3

Todo alimento rico em ômega 3 é ótimo para melhorar a produtividade, pois reforça as ligações neuronais, o que favorece a concentração e o aprendizado. É encontrado em algumas sementes, mas principalmente em peixes de água salgada. Dentre eles, se destacam a sardinha e o salmão.

Açafrão

Ótimo para ser consumido em parceria com o Ômega 3, o açafrão previne a morte neuronal. Mas cuidado para não exagerar: uma colher de sopa por dia já é o suficiente, e não precisa ser ingerido puro, podendo ser misturado na beterraba.

Mirtilo

Rico em polifenóis e propriedades anti inflamatórias e antioxidantes, o mirtilo não apenas cuida da sua pele, mas melhora sua produtividade, seu aprendizado e sua memória.

Grão de Bico

É fonte de energia para a realização das tarefas do dia a dia por conter uma quantidade considerável de vitaminas do complexo B, sais minerais e proteínas. As vantagens não param por aí: ele contém triptofano, um dos elementos da serotonina, ajudando no bom humor.

Linhaça

Rica em magnésio e Ômega 3, é ideal para ser consumida em conjunto com outros alimentos como peixes. Contribui para a memória e para o controle do colesterol.

Nozes

Talvez um dos melhores alimentos dessa lista para melhorar a produtividade. Na noz encontramos vitamina E, antioxidantes, ácidos graxos e aminoácidos. Além de melhorar a memória, previne a degeneração neuronal e cognitiva e favorece o desempenho cerebral.

Café

Além da cafeína, contém aminoácidos. É o alimento mais instantâneo para melhorar a produtividade: ativa sua memória a curto prazo, além de te deixar com a sensação de bem estar e disposição.

Chocolate amargo

Quem disse que o chocolate não te ajuda a melhorar a produtividade? Assim como o café, contém uma quantidade considerável de cafeína, trazendo a sensação de bem estar, além de magnésio e potássio, que controla o estresse e ajuda a regular a pressão arterial.