Especial Coronavírus

Hospital Pequeno Príncipe esclarece como o coronavírus pode impactar a saúde das crianças

Com foco no atendimento pediátrico, o Hospital Pequeno Príncipe, no Paraná, tem buscado adaptar equipe, fluxo e espaço para acolher casos suspeitos e confirmados de infecção pelo Covid-19 entre seus pacientes. Uma ala inteira está reservada para o atendimento de crianças com síndrome respiratória aguda, sejam casos suspeitos ou confirmados. Ali, o atendimento é feito por três médicos, diminuindo, assim, a exposição de outros profissionais ao vírus.
Você sabe como o novo coronavírus pode impactar a saúde das crianças? O Hospital Pequeno Príncipe esclarece essa e outras dúvidas:

Crianças correm menos risco?
Segundo o infectologista pediátrico do Hospital Pequeno Príncipe, Victor Horácio, os casos de crianças sintomáticas ainda são muito raros. Como tudo é muito novo quando se trata de conhecimento sobre o comportamento do vírus, ainda não se sabe o porquê.
“O baixo número de casos não significa que elas estão menos sujeitas à infecção ou que elas simplesmente não pegam. Elas podem ser infectadas, não desenvolver a doença e se tornar transmissoras”, diz o médico.

Como os pais podem evitar que as crianças se contaminem ou passem o vírus para outras pessoas?
Evite que crianças tenham contato com os idosos, que fazem parte do grupo de risco e estão mais vulneráveis à doença.
Os pais precisam estar atentos também aos cuidados básicos de prevenção: higiene das mãos, alimentação saudável, ensinar a etiqueta da tosse e a ingerir bastante líquido.

E se a criança apresentar sintomas de Covid-19?
Em caso de alguns sintomas aparecerem, os pais só devem levar as crianças ao pronto-atendimento se ela tiver febre e/ou dificuldade de respirar. Lembrando que nesta fase muitas estão infectadas pelo vírus influenza, que apresenta sintomas similares ao coronavírus.
Uma das formas dos pais acompanharem mais informações sobre o coronavírus e as crianças é acessando as redes sociais do Hospital Pequeno Príncipe:

Facebook: https://web.facebook.com/hospitalpp/?_rdc=1&_rdr
Instagram: https://www.instagram.com/hospitalpequenoprincipe/?hl=pt-br
LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/hospitalpequenoprincipe/