Bem-Estar

5 cuidados com a pele no outono que seu rosto precisa

Considerada uma das estações mais charmosas do ano, o outono é marcado pelas temperaturas mais amenas e agradáveis. Por outro lado, com a transição do verão para o inverno, os termômetros baixam, transpiramos menos e também é comum tomarmos banhos mais quentes. Com isso, há uma tendência à pele ressecada. Assim, a pele no outono merece alguns cuidados especiais para se manter saudável e bonita. Selecionamos cinco cuidados que a pele do seu rosto precisa durante o outono. Confira.

1 – Alimente-se de forma adequada

A saúde da pele começa pela boca. Uma alimentação saudável e equilibrada faz parte dos cuidados com a pele. De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), é importante ingerir com frequência legumes, hortaliças, frutas, além de castanhas, nozes e amêndoas que são ricas em vitamina E, selênio e antioxidantes, aliados importantes para uma pele saudável e bonita. A ingestão de pelo menos dois litros de água também é de suma importância para evitar o ressecamento da pele.

2- Mantenha a limpeza do rosto em dia

A higiene da pele do rosto é muito importante para evitar o acúmulo de oleosidade e resíduos de maquiagem, poeira e poluentes que podem causar cravos e espinhas, além do envelhecimento precoce. Por isso, a pele no outono deve ser lavada duas vezes ao dia, de manhã e à noite, com sabonetes específicos. Para peles secas e normais, os produtos líquidos com pH neutro são recomendados.

Já para peles oleosas a mistas, o ideal é optar por sabonetes adstringentes para remoção das impurezas e desobstrução dos poros. Além disso, não é recomendado dormir com maquiagem no rosto. É importante removê-la utilizando demaquilantes específicos e a limpeza pode ser complementada com o uso de tônicos que retiram os resíduos das impurezas da pele.

3- Hidrate-se

Manter a hidratação da pele ajuda na manutenção do viço, além de garantir a proteção cutânea contra o ressecamento, envelhecimento precoce, irritações e até infecções. Por isso, a pele no outono deve receber hidratantes apropriados para cada tipo e região do corpo, sem esquecer dos lábios que costumam ressecar bastante. Segundo a SBD, mesmo quem tem pele oleosa deve se hidratar com cremes “oil free”.

4 – Cuidados com a esfoliação e temperatura do chuveiro

É importante evitar os banhos quentes e demorados, além da esfoliação e dos sabonetes em uso excessivo. Esses fatores podem alterar a composição do manto hidrolipídico, um hidratante natural produzido pelo próprio organismo que protege a pele contra o ressecamento.

5 – Proteja-se do sol

Mesmo durante os dias nublados, é necessário usar protetor solar, já que a radiação ultravioleta (UV) atravessa as nuvens. A exposição ao sol em excesso pode causar diversas alterações na pele que comprometem tanto a estética quanto a saúde como um todo, causando tumores malignos como o melanoma. Por isso, é importante escolher protetores solares adequados para o rosto com fator de proteção (FPS) 30 ou maior. O produto deve ser aplicado ainda em casa e reaplicado a cada duas horas, se houver transpiração excessiva ou exposição solar prolongada. A quantidade recomendada pela SBD é de uma colher de chá rasa para o rosto e três colheres de sopa para o corpo.

5 – Atenção às doenças de pele

Durante as temperaturas mais frias, algumas doenças podem aparecer por conta do ressecamento da pele, como a dermatite seborreica e atópica. Os principais sintomas da dermatite seborreica são descamação da pele, causada pela desregulação da produção sebácea. Já a atópica é caracterizada pela intensa coceira. A qualquer sintoma dessas doenças, é importante procurar a avaliação de um médico dermatologista, que irá recomendar uma série de cuidados com a pele, que podem incluir o uso de medicamentos tópicos e orais.