Prevenção

7 hábitos de higiene que ajudam a prevenir doenças

Simples hábitos de higiene pessoal e coletiva, possibilitam ao ser humano uma longevidade muito maior hoje em dia. Pequenas ações que atualmente são corriqueiras para nós, antigamente eram desconhecidas e contribuíram para grandes surtos de doenças como a peste bubônica e a tuberculose.

Para ter uma vida saudável é necessário, dentre outras medidas, manter bons hábitos de higiene. A oferta de água potável e o saneamento básico são imprescindíveis para a saúde da população. Porém, não devemos esperar apenas por intervenções externas para conquistarmos de fato uma boa saúde.

HÁBITOS DE HIGIENE PESSOAL E COLETIVA

O fator cultural e climático do Brasil e o avanço tecnológico, facilitaram a higienização da população. Mas diversas doenças ainda hoje poderiam ser evitadas se alguns hábitos fossem incorporados a nossa rotina.

É importante que esses costumes estejam presentes em nossa vida, desde a infância. Confira algumas ações que fazem toda a diferença no nosso dia a dia:

Lave frequentemente as mãos

Um dos hábitos mais importantes! Grande quantidade de organismos entra em contato com nosso corpo inicialmente pela mão. Antes e depois de comer e de ir ao banheiro ou ao chegar a algum local, lavar as mãos deve ser indispensável. Ter um álcool gel sempre ao alcance também é uma medida eficaz para prevenir doenças.

Ao lavar as mãos, não esqueça das unhas

Às vezes elas podem passar despercebidas, mas manter as unhas sempre limpas e bem cortadas, evita que elas se tornem depósitos de bactérias.

Tome banho diariamente

O banho é a principal forma de eliminar as sujeiras da pele, acumuladas durante o dia. Lave com atenção cada parte do corpo e não esqueça de se secar bem.

Escove os dentes após cada refeição

Para evitar cáries, mau hálito e outros problemas bucais, é importante escovar os dentes, pelo menos, três vezes ao dia. Nunca compartilhe escovas, elas podem transmitir bactérias.

Cuide da limpeza no ambiente doméstico

Manter a casa, os móveis e utensílios limpos, ajuda a prevenir a proliferação de organismos que causam doenças, além de deixar o lar bem mais aconchegante.

Lave sempre os alimentos antes de consumi-los

Frutas, legumes e verduras devem sempre ser muito bem higienizados. Esses alimentos costumam ter organismos e pesticidas que podem ser prejudiciais à saúde. Usar escovas e buchinhas, deixar de molho em solução com água e um pouco de água sanitária, são dicas importantes que podem ser utilizadas para combater as bactérias. Os alimentos orgânicos não estão livres de elementos nocivos e devem ser higienizados também.

Se atente para a limpeza do ambiente de trabalho

É importante que os hábitos de higiene sejam compartilhados por todos os colegas de trabalho, para evitar a transmissão de doenças. Mantenha mesa e objetos que utiliza, sempre bem higienizados.

A higiene é uma das melhores formas de estimular as defesas do nosso organismo para combater doenças. Incluir hábitos na rotina, por mais simples que sejam, são importantes para prevenir problemas e aumentar a qualidade de vida.