Tratamento

Acne solar: aprenda a prevenir


O verão é a época do ano em que todo mundo quer sair para passear na praia, aproveitar sol e se divertir na piscina. Porém, é preciso tomar muito cuidado com certos problemas comuns neste período, entre eles, a acne solar.

A acne no verão é um problema que afeta muitas pessoas que não se protegem durante exposição prolongada ao sol. Bolinhas vermelhas e, em alguns casos, com pus, podem ser vistas como acne. Geralmente aparecem nas regiões do rosto, pescoço, colo, ombros, costas e braços.

Há diversas formas de tratamento e prevenção, porém, primeiro é preciso identificar qual o grau do problema, antes de saber como tratar acne.

Como tratar a acne solar?

O problema da acne no verão nem sempre pode ser visto como um dano causado pelo excesso de exposição solar. Por isso, para saber como tratar acne corretamente, é preciso, como dito anteriormente, verificar o grau do problema.

Em muitos casos, a acne solar é causada pelo uso de produtos que não condizem com a necessidade de sua pele. Bronzeadores e protetores livres de oleosidade, por exemplo, tendem a aumentar a incidência de acne no verão.

Outro ponto importante a ser considerado é a quantidade de suor produzido pelo corpo em dias muito quentes. O calor excessivo aumenta a produção de sebo, podendo entupir os poros. Quando você deixa de usar produtos não-comedogênicos, o suor tende a piorar o quadro, pois o creme acaba fazendo o efeito reverso.

Para aprender como tratar acne corretamente, é recomendado que você tome cuidados básicos. Lavar o rosto com sabonetes específicos (líquidos, de preferência) para tirar a oleosidade e usar protetor solar sem adição de óleo, são apenas dois exemplos de como você pode tratar a acne solar. Em casos mais graves, é indicado uma consulta com especialista para um possível tratamento a longo prazo.

Eu consigo me prevenir?

A acne solar pode ser prevenida de forma bem simples e eficaz. Um dos métodos de prevenção está no uso contínuo de sabonetes adequados para o seu tipo de pele. Além disso, como dito anteriormente, usar protetores solares sem adição de óleo é uma das formas de evitar que o calor excessivo venha a entupir os poros.

Outras formas de evitar que você venha a querer saber como tratar acne, estão relacionadas a como lidar com ela no dia a dia. Não espremer as inflamações vermelhas que surgem na pele, é apenas uma das condições para evitar que elas possam vir a se agravar. Além disso, o ato impede que sua pele fique com lesões sérias.

É importante enfatizar que, embora a acne solar tenha uma maior incidência no verão, ela pode ocorrer durante o ano todo. Então é importante que a prevenção e tratamento sejam considerados para qualquer época do ano, principalmente no inverno, que é a estação mais indicada para tratamentos que amenizam o problema.