Medicina

Entenda seu ciclo menstrual e aprenda a calcular seu período fértil

O ciclo menstrual é caracterizado por alterações hormonais que preparam o corpo para uma possível gravidez. Durante o mês, o organismo feminino passa por diversas mudanças, resultando na menstruação ao fim desse período.

Médicos costumam usar o exemplo do ciclo menstrual com 28 dias, mesmo que ele dure normalmente entre 25 e 30 dias. Além disso, ele é dividido em duas fases principais nomeadas de fase folicular e fase lútea.

Fase folicular:

Ela normalmente dura entre 12 e 16 dias e acontece no início do período. Esse nome se dá por ser a época em que os folículos ovarianos preparam o corpo para uma possível gravidez.

Durante a fase folicular, o aumento na produção do hormônio folículo estimulante (FSH), faz com que os folículos que contêm os óvulos se desenvolvam. Estrógenos são produzidos, até que deixam de produzir FSH, dando início a fase lútea.

Fase lútea:

Quando os hormônios da mulher reduzem gradativamente no organismo, o folículo passa a produzir progesterona. Porém, se ele não for fecundado durante o período, a quantidade cai junto com os estrógenos. Esse processo geralmente dura 14 dias e, quando a gravidez não ocorre, as paredes do útero descamam, fazendo com que a mulher entre no momento da menstruação.

Mulheres que não tomam pílulas podem ter uma variável em seu ciclo menstrual. Segundo o ginecologista Pedro Monteleone, diretor clínico do Centro de Reprodução Humana Monteleone e Coordenador Técnico do Centro de Reprodução Humana Mário Covas (Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina FMUSP), o período que ocorre entre 25 a 30 dias é considerado regular. Além disso, nem todos os meses as mulheres podem ter a mesma quantidade de dias, podendo ter 28 dias em um mês e 30 no outro.

Quando consideramos o ciclo irregular?

O ciclo menstrual regular dura entre 25 e 30 dias. Quando o tempo é menor ou maior que isso, é considerado irregular. De acordo com Monteleone, esse é um processo ruim. “A fase lútea tem uma duração fixa, isso quer dizer que a pessoa com ciclo irregular tem uma ovulação muito precoce ou muito tardia. Quando ocorre, o corpo não está preparado.”

Quais as causas do ciclo menstrual irregular?

Os dois primeiros anos após a menarca (primeira menstruação) pode acabar deixando o ciclo menstrual irregular na puberdade, o que é muito comum. Outro motivo que leva à irregularidade é a pré-menopausa, que é quando ocorre a redução dos folículos ovarianos.

Outras questões de saúde estão ligadas ao ciclo menstrual irregular, como menopausa precoce, distúrbios de tireoide, estresse em excesso, pólipo endometrial e obesidade mórbida.

Calcule o seu período fértil

Para saber como calcular período fértil, é preciso saber qual a duração do ciclo menstrual. Geralmente, o primeiro dia é contado a partir da menstruação. Com essa informação, você consegue saber qual o intervalo de tempo entre o início de cada menstruação, definindo seu ciclo.

Aprenda a calcular seu período fértil:

Passo 1: Para aprender como calcular seu período fértil, comece descobrindo quanto tempo dura seu ciclo menstrual. Se os números sofrem uma variável a cada mês, é preciso monitorar por pelo menos três meses, assim você consegue ter uma média.

Passo 2: Tendo o resultado do ciclo, é preciso subtrair 14 deste número. Isso fará você descobrir o dia da sua ovulação.

Passo 3: O período fértil da mulher é o intervalo de seis dias, que acaba no dia da ovulação. No passo anterior, foi preciso definir uma data, a partir dela, conte cinco dias para trás, assim você obtém o resultado fértil.

Para simplificar, pegue o exemplo de uma mulher com o ciclo de 30 dias. Sua ovulação deve ocorrer no 16º dia e, consequentemente, tendo seu período fértil ocorrendo entre o 11º e o 16º dia do ciclo menstrual.

Já uma mulher com o ciclo menstrual de 28 dias, tende a ter sua ovulação ocorrendo no 14ª dia. Tendo isso em vista, os dias entre o 9º e 14º são os mais férteis. Em mulheres com o ciclo de 26 dias, a ovulação acontece no 12º dia, então a fertilidade estará ativa entre os 7º e 12º dias.

Período fértil com irregularidades no ciclo

Como dito anteriormente, o ciclo menstrual regular dura entre 25 e 30 dias, ainda sendo considerado normal caso a duração seja diferente nesse intervalo de tempo. O ciclo irregular pode te afetar na hora de saber como calcular o período fértil.

O cálculo, nesse caso, deve alcançar a média da duração desses ciclos. Se uma mulher oscila entre os ciclos de 27, 28 e 29 dias, por exemplo, pode-se chegar à conclusão que a média é de 28 dias de duração.

Para períodos em que a mulher deve lidar com ciclos muito longos ou curtos, deve-se procurar um especialista.

síndrome de burnout