Especial Coronavírus

Comunicado COVID-19: Hospital São Camilo divulga informações sobre o tema

13 de março, 2020

A Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo, diante da pandemia do novo coronavírus – COVID-19, organizou um robusto Plano de Contingência Institucional para melhor assistir a sociedade neste momento de crise.

Alinhados à nossa missão institucional de Cuidar da Vida, estamos aptos – técnica, assistencial e estruturalmente – para oferecer à população um atendimento de excelência, ofertando leitos e tecnologia de ponta.

Para tanto, foi estruturado no Anexo Hospitalar da Unidade Pompeia (zona oeste de São Paulo) um espaço totalmente segregado, com atendimento exclusivo aos pacientes portadores do COVID-19 visando o contingenciamento desta epidemia.

Desenhamos um fluxo assistencial totalmente apartado das outras alas de internação dos hospitais da Rede, visando com isso mitigar a transmissão cruzada e atender os pacientes em uma estrutura exclusiva.

Esse espaço em Pompeia disponibilizará 92 leitos somente para portadores da doença (COVID-19), sendo 46 destes designados para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI), com todos os equipamentos necessários para o suporte avançado de vida.

Por meio de seus canais de comunicação, a Rede fomentará o contato remoto (vídeo chamadas, por exemplo) entre familiares e pacientes, minimizando as chances de contágio e reduzindo visitas de possíveis portadores (sintomáticos ou assintomáticos) da doença.

Além disso, foi montado um Pronto Atendimento Médico segregado do Pronto Socorro Principal, com fluxo unidirecional e único para atender aos pacientes que inicialmente procuram a Instituição e são triados previamente na admissão com sinais e sintomas do COVID-19.

Com essa estrutura, procuraremos manter os atendimentos de rotina e eletivos estabelecidos nas agendas médicas, mitigando a transmissão da doença.

Temos convicção que, assim agindo, contribuiremos de forma eficaz com a sociedade no enfrentamento dessa pandemia.