Medicina

Dia do combate ao colesterol: como prevenir com pequenas ações do dia a dia


O colesterol alto pode trazer inúmeros riscos para a saúde, entre eles o desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Para conscientizar a população sobre a importância de se prevenir o colesterol alto, foi criado em 2003, o Dia Nacional de Combate ao Colesterol, comemorado em 8 de agosto. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 40% dos brasileiros tem colesterol alto e, por ano, são cerca de 300 mil mortes em decorrência de infartos e derrames.

“O colesterol elevado está diretamente associado a um maior risco de infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral (AVC) e, portanto, a uma maior mortalidade, já que a placa aterosclerótica (placa de gordura), que se forma nas paredes arteriais ao longo da vida em algumas pessoas, tem no colesterol o seu principal componente”, explica Dr. Cristiano Jaeger, médico cardiologista e gestor do Serviço de Cardiologia do Hospital Mãe de Deus.

Considerada uma doença silenciosa, o colesterol alto nem sempre apresenta sintomas. Por isso, é importante manter em dia as consultas médicas e exames de rotina, que podem diagnosticar precocemente o aumento das taxas. Abaixo, seguem algumas informações e dicas de como prevenir o colesterol alto. Confira:

O que é o colesterol e quais são seus tipos?

“O colesterol é uma partícula de gordura, responsável por uma série de funções no organismo, como a produção de hormônios e a formação da parte celular”, conta Dr. Jaeger. Basicamente, há três tipos de colesterol: o HDL, que é considerado o colesterol bom, o LDL, que é considerado o colesterol ruim e o total, que engloba os dois e outras partículas de gordura.

Principais causas de aumento do colesterol ruim

São diversas as causas que levam a um aumento do colesterol LDL, entre elas, a genética e hábitos de vida. “Filhos de pais que possuem o colesterol LDL elevado têm mais chances de ter os seus níveis também elevados, já que diversos genes responsáveis pelo metabolismo celular do LDL são fatores associados ao aumento ou redução do colesterol circulante. Além disso, maus hábitos alimentares, ausência de atividade física e peso elevado também influenciam no aumento do colesterol ruim”, diz Dr. Jaeger.

Como prevenir o colesterol ruim

Com pequenas ações no dia a dia é possível prevenir e combater o colesterol ruim. Manter um peso adequado dentro dos níveis do IMC (Índice de Massa Corporal), praticar exercício físico e manter uma alimentação saudável e pobre em gorduras saturadas são dicas importantes para quem quer ter uma vida mais saudável.

É importante ficar atento ao colesterol bom

O colesterol ruim, como falamos,  merece muita atenção pelo alto risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Por outro lado, o colesterol bom (HDL), também merece atenção. “O HDL é um fator de proteção cardiovascular quando em níveis elevados, acima de 60 mg/dL. Em contrapartida, é um fator de risco quando em níveis abaixo de 40 mg/dL”, alerta o médico cardiologista.  

Para melhorar o colesterol bom, o cardiologista explica que a atividade física aeróbica é a mais indicada. “Realizar de 30 a 45 minutos de exercício, no mínimo três vezes por semana, já é capaz de elevar o colesterol HDL em 10 a 15% em relação a seus níveis basais. A dieta rica em oleaginosas (castanhas, amêndoas, avelã), assim como o azeite de oliva extra virgem e a ingestão de peixe são outras formas de elevar o colesterol bom”.

Aplicativos podem ajudar a melhorar a saúde

Para auxiliar no controle do colesterol, o app Minha Tabela de Colesterol, disponível para IOS e Android, ajuda a controlar a ingestão e verificar a quantidade de colesterol presente em diferentes tipos de alimentos. O aplicativo permite que o usuário verifique quais alimentos são mais adequados para dietas de baixo colesterol, como também evitar aqueles mais gordurosos.

Já o Daily Cardio Workout é ideal para quem não tem tempo de treinar. O programa oferece treinamentos aeróbicos com exercícios diários de até 10 minutos. Afinal de contas, o importante é não ficar parado. Outros apps também estão disponíveis para ajudar na manutenção da saúde. Com pequenas atitudes é possível mudar os hábitos e conquistar um estilo de vida mais saudável e equilibrado.