Prevenção

Dia Mundial sem Tabaco: seis em cada dez fumantes morrem pelas consequências do vício

Dia 31 de maio registra o Dia Mundial sem Tabaco, e os dados são alarmantes. Estima-se que no Brasil, cerca de 420 pessoas morram por dia devido à dependência da nicotina. De cada seis fumantes, dez perdem suas vidas por conta de problemas de saúde causados pelo vício. Os dados são do Inca (Instituto Nacional de Câncer), que reforça que 90% dos cânceres de pulmão são causados pelo tabaco fumado (como o cigarro).

Além de contribuir para o aumento da incidência de tumores, o tabagismo também é um importante gatilho para problemas como AVC (Acidente Vascular Cerebral) e doenças cardíacas.

Tabagismo é doença

Parar de fumar não é fácil e, por isso, não deve ser encarado apenas como um hábito nocivo à saúde.

O tabagismo é uma doença que causa dependência. Segundo os especialistas, quem busca aliviar no cigarro a ansiedade, depressão, tristeza ou estresse possui alto grau de dependência. Assim como aqueles que acordam e acendem um cigarro ou precisam fumar antes de iniciar qualquer atividade, como ler um simples e-mail.

Como tratar o vício 

A boa notícia é que como boa parte das doenças, o tabagismo tem cura. O mais importante é o indivíduo se conscientizar que precisa de ajuda e estar disposto a enfrentar as consequências de se livrar da dependência.

Quando só a força de vontade não é suficiente para largar o vício, o recomendado é buscar ajuda médica. O especialista vai indicar os remédios mais propícios para cada um e fazer o acompanhamento da situação.

Benefícios ao parar de fumar

O esforço vale a pena. Quem deixa de fumar, relata que nos primeiros dias já é possível sentir uma melhora significativa na qualidade de vida, como respirar sem dificuldade e até mesmo sentir sabores e cheiros que não eram possíveis antes.

Entre cinco e dez anos, estima-se também que o risco de sofrer um infarto se iguala ao de um não fumante. Sem contar que a chance de ter um câncer também diminui.

Que tal aproveitar o dia de hoje para começar uma nova fase na sua vida? No final das contas, você só tem a ganhar.