Bem-Estar

Dicas de alimentação saudável no dia a dia


Para se ter uma melhor qualidade de vida é imprescindível pensar na alimentação saudável. Com a correria do dia a dia fica cada vez mais difícil planejar um cardápio benéfico, mas é preciso esforço, pois as recompensas são inúmeras.

Para que a alimentação seja saudável, ela deve ser composta de fibras, vitaminas, gorduras boas e carboidratos, quanto mais variada melhor e sempre com moderação. É importante adequar cada tipo de alimento aos horários de refeições durante o dia, sempre evitando passar longos períodos sem comer nada.

HÁBITOS DE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Para que a alimentação saudável se torne uma rotina, é preciso estabelecer metas. Comece com uma meta semanal, prepare seus alimentos antes, escreva tudo o que pretende comer durante o dia, coloque alarmes para não se esquecer e seja persistente. Além disso, algumas práticas devem ser adotadas para colocar o organismo em ordem:

  • Nunca dispense o café da manhã: Passamos cerca de 8 horas em jejum, logo precisamos repor nutrientes. O café da manhã é ideal para perder peso ou mantê-lo, para isso ele deve ser rico em fibras e proteínas, como leite semidesnatado, frutas, pão integral e queijo magro.
  • Não passe longos períodos sem comer: Faça pequenos lanches entre as grandes refeições, isso ajuda a acelerar o metabolismo e auxilia na perda de peso. Além disso, evita que a pessoa busque comer mais na próxima refeição.
  • Inclua os alimentos naturais: A rotina atribulada, principalmente em grandes cidades, faz com que busquemos alimentos rápidos e em sua maioria industrializados. Mas opte sempre por uma refeição mais natural possível. Se vai comer um macarrão industrializado, faça você mesmo o molho de acompanhamento, se vai tomar um suco, busque o natural. Alimentos industrializados são ricos em substâncias com alto teor de sódio que causam o mau funcionamento dos rins e hipertensão.
  • Faça refeições balanceadas: A não ser que você tenha que fazer uma dieta restritiva, coma de tudo, com moderação. Se você não entende muito bem sobre micronutrientes, a receita para uma refeição equilibrada é a diversidade de alimentos e de cores no prato.
  • Deixe o açúcar de lado: Alimentos com alto teor de açúcar refinado passam por diversos processos químicos que os deixam nocivos à saúde do corpo. Hoje em dia encontramos adoçantes com sucralose e stevia, que têm um índice glicêmico menor. Também é recomendado trocar o docinho das sobremesas por frutas secas.

MARMITA NO DIA A DIA

Para quem trabalha fora, a hora do almoço sempre vem acompanhada da dúvida “almoçar em restaurante ou levar marmita?”. Muitas vezes não temos tempo de preparar a marmita para o almoço do dia seguinte, mas a marmita além de econômica, pode ser uma forte aliada da alimentação saudável no dia a dia. Leve saladas à parte, invista em proteínas magras, sem frituras e abuse dos legumes cozidos. Lembre-se: quanto mais colorido, melhor.

A dica final é procurar sempre comer o que você gosta, a comida no dia a dia deve ser prazerosa, coma de tudo um pouco e de todos os grupos de alimentos. Com o excesso de informações sobre alimentação, as pessoas tendem a ficar com medo de consumir um ou outro alimento, mas uma dieta saudável é aquela que envolve todo tipo de comida, sempre com moderação. Com práticas simples, inseridas aos poucos na rotina, é possível sentir uma melhora no bem-estar, em pouco tempo.