Bem-Estar

Como evitar o nariz entupido nos meses de frio

Os cuidados com a respiração devem ser redobrados com a chegada dos meses frios, época do ano em que a sensação de nariz entupido é mais comum. Na busca por um lugar mais aquecido, a permanência em lugares fechados e compartilhados favorecem também a transmissão de gripes e resfriados, piorando a sensação da congestão nasal.

A congestão nasal, causadora do nariz “entupido”, prejudica não só a respiração, mas pode causar dores de cabeça, coriza, boca seca e falta de ar. Possui diversas causas – como desvio de septo, doenças como gripe e o tempo frio e seco, como veremos a seguir.

Como o frio causa a sensação de nariz entupido?

As épocas frias são, normalmente, mais secas, uma vez que as temperaturas não são altas o suficientes para fazer chover. O tempo, então, seca, e a poluição nas grandes cidades demora a dissipar.  Isso resseca a cavidade nasal, responsável por umidificar o ar que respiramos, causando a sensação de “entupimento”. Crostas, ardor e sangramento também estão atrelados ao nariz entupido causado pelo inverno. Em casos de congestão por gripe ou resfriado, a sensação de entupimento se agrava, ainda que seja identificável sintomas como coriza.

Existem diversas formas de se atenuar o desconforto da congestão nasal. Elas variam de acordo com os motivos pelos quais o paciente sente dificuldade de respirar. Em casos raros de desvio de septo, por exemplo, uma pequena intervenção cirúrgica é necessária. Mas na maioria dos casos é possível driblar os efeitos do frio com algumas dicas básicas. Veja a seguir:

Cuidados para evitar o nariz entupido

O interior do nosso nariz é formado por mucosas que umidificam o ar 24 horas por dia, desde o nascimento. Quando o clima fica frio e seco, ele naturalmente também vai secar e causar a sensação de entupimento. Assim, o mais importante a se fazer nessas situações é ajudar na lubrificação das mucosas nasais. O simples ato de lavar o nariz com soro fisiológico todos os dias já alivia o ardor e facilita a respiração. 

Umidificar o ambiente, seja com toalhas molhadas penduradas ou com umidificadores de ar, também ajuda a desobstruir o nariz. Inalar vapor ajuda: um simples banho quente num ambiente fechado pode aliviar os sintomas. Alguns compostos podem ser colocados na água quente para que o efeito seja mais rápido, como o vapor de água com óleo essencial de eucalipto: o aroma da planta ajuda a desobstruir e o vapor hidrata novamente a mucosa nasal. 

Em casos mais resistentes, é possível utilizar um lavador nasal com soro fisiológico: o aparelho é especialmente desenvolvido para injetar água por uma narina até que ela saia pela outra, desobstruindo toda a via de passagem de ar. Esse recurso, entretanto, não é recomendado para crianças, já que causa certo desconforto.