Prevenção

Como escolher os melhores exercícios para perder peso?

Não é de hoje que ouvimos falar sobre os benefícios de exercitar-se. Além de ativar o corpo e proporcionar mais energia, são uma ótima ferramenta no combate aos perigos do sobrepeso e todos os males que ele causa. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), pelo menos 300 milhões de pessoas no mundo são obesas. Por isso, divulgar os melhores exercícios para perder peso é uma necessidade de saúde.

A obesidade nada mais é do que o intenso acúmulo de gordura, condição que afeta tanto adultos quanto crianças. Mas considerando só os maiores de 18 anos, por exemplo, a obesidade no Brasil já afeta cerca de 18,9% das pessoas, de acordo com dados do Ministério da Saúde divulgados pela revista Veja em junho de 2018.

A dificuldade de adultos para perder peso é um dos alertas da OMS, uma vez que identificaram que a obesidade em pessoas já desenvolvidas aumenta em cenários diferentes, ou seja, tanto em países desenvolvidos quanto em áreas em desenvolvimento. Mas como lutar contra esse vilão? Como prevenir a obesidade?

Todo tipo de corpo pode se beneficiar da prática de atividades físicas, mas, para isso, é preciso analisar as necessidades do seu físico e objetivos. Se você é obeso ou obesa e está em busca de se livrar de alguns quilos, a melhor dica é apostar no fortalecimento da musculatura e dos ossos.

Músculos mais resistentes

Para revigorar os músculos, além da clássica musculação, algumas outras opções podem ser bons caminhos. A hidroginástica, por exemplo, além de ajudar no processo, não é uma atividade de tanto impacto, evitando outras complicações físicas.

Como falamos, a clássica musculação também é uma boa forma de revigorar o corpo. A prática dessa atividade auxilia na aceleração do metabolismo e, automaticamente, na perda de gordura acumulada. Mas atenção, é importante ter muito cuidado com a postura, já que a prática inadequada da musculação pode impactar negativamente nas articulações.

Atenção às articulações

As articulações são, inclusive, uma das grandes preocupações quando falamos em melhores exercícios para perder peso. É preciso ter muito cuidado e acompanhamento de especialistas nas atividades praticadas, pois as complicações causadas pela sobrecarga de peso em uma articulação podem ser várias e você, certamente, vai querer evitar isso na sua rotina para combater ou prevenir a obesidade.

Andar é uma atividade que muitos se identificam, mas também é necessário ter alguns cuidados no caso de sobrepeso. Se você está começando a prática, tenha consciência disso e não desrespeite os limites do seu corpo. Não invista em uma rotina de exercícios tão intensa, pois, durante caminhadas, as articulações sofrem maior pressão do que o normal e o resultado não será nada bom. Por esse mesmo motivo, corridas não são a melhor indicação para combater ou prevenir a obesidade, já que o impacto pode ser até três vezes maior do que o sentido durante caminhadas.

A verdade é que pessoas com sobrepeso ou obesidade podem fazer qualquer exercício físico, desde que adaptado às suas necessidades. Leve em conta essas dicas para sempre encontrar a melhor alternativa para você. Por isso, é fundamental sempre contar com o acompanhamento de especialistas, que vão poder analisar com cuidado cada caso e orientar as atividades escolhidas.