Tratamento

O que causa e como tratar conjuntivite

Algumas pessoas não sabem o que causa conjuntivite ou como tratá-la. Porém, antes de arriscar fazer um tratamento caseiro para conjuntivite, é importante saber qual é o tipo da doença.

Uma das formas de entender o que causa conjuntivite, é prestar atenção na época do ano. No inverno, por exemplo, a incidência da conjuntivite viral é maior. Por outro lado, a primavera torna a alérgica mais frequente.

Descobrindo o tipo da doença, saber como tratar conjuntivite torna-se mais fácil, tendo em vista que você irá usar os métodos corretos para isso.

O que é a conjuntivite?

Ela é uma inflamação da conjuntiva, uma camada fina que reveste a parte branca dos olhos. Quando ocorre a inflamação da membrana ocular, elas tendem a ficar vermelhas, causando desconforto como irritação e coceira. Há diversas formas de se contrair a doença, além de existirem vários tipos. Porém, as mais comuns são as virais, alérgicas e bacterianas.

Entenda cada tipo de conjuntivite

A conjuntivite viral é o tipo mais comum do problema e ocorre mais no inverno. A causa está geralmente ligada ao fato do indivíduo ficar muito tempo em lugares fechados, podendo ser infectado pelo adenovírus. Quando a transmissão ocorre desta forma, a contaminação torna-se mais fácil. Colocar as mãos sujas nos olhos ou tocar a pessoa infectada, por exemplo, são apenas algumas formas de se contrair a doença.

No caso da conjuntivite alérgica, que é a segunda mais comum, a primavera é a época em que a incidência da doença é maior por causa do tempo seco, juntamente com a disseminação do pólen e poluição. Porém, é importante ressaltar que quem sofre de alergia contínua, pode ter o problema durante todo o ano, não importando a estação.

Por último, existe a conjuntivite bacteriana, que é considerada a mais rara e perigosa das três. Enquanto a doença alérgica deixa cicatrizes invisíveis a olho nu, a contraída através da bactéria pode perfurar a córnea, responsável pela proteção do olho, foco da visão e entrada de luz para enxergar as imagens.

Quais são os sintomas?

Já mencionamos anteriormente o que causa conjuntivite, porém, algumas pessoas não sabem exatamente quais são os sintomas da doença, deixando-as confusas na hora do diagnóstico.

A conjuntivite geralmente traz sintomas incômodos como coceira, sensação de areia nos olhos, visão distorcida, olhos lacrimejantes, coceira, inchaço, secreção, dor e, por fim, a vermelhidão.

No incômodo diário, algumas pessoas buscam outras maneiras de saber como tratar conjuntivite. Uma das mais comuns é o tratamento caseiro para conjuntivite, onde o indivíduo tenta diminuir o desconforto e mal estar. Porém, é importante ter em mente que há formas realmente eficazes de se cuidar e prevenir.

Como tratar e me prevenir?

A conjuntivite viral atinge, normalmente, crianças e adolescentes. Uma das formas de evitar o problema é deixando o ambiente arejado e limpo. Além disso, é bom evitar usar as mesmas coisas que as pessoas infectadas.

Em caso de contaminação, os especialistas geralmente recomendam antibióticos orais e colírios. É importante que você não faça nada sem indicação médica. O famoso tratamento caseiro para conjuntivite pode agravar a situação, então é preciso ficar atento.

síndrome de burnout

Você também pode gostar