Bem-Estar

Você no hospital: receber visitas é bom, mas também precisa de cuidados

Durante o período de internação, a presença de amigos e familiares ajuda, e muito, na recuperação do paciente. Mas para que sua visita leve apenas alegria ao quarto de hospital, você tem que estar de olho em algumas regras de segurança

Primeiramente, higienize as mãos antes de tocar no paciente ou em objetos próximos a ele. Não deite, sente ou coloque seus pertences em cima da cama do paciente. Familiares, amigos e nem mesmo o próprio paciente têm permissão para trancar a porta do quarto ou do banheiro. 

Se você estiver doente, melhor adiar a visita. E nunca é demais lembrar que fumar nas dependência do hospital é proibido por lei.  

Muita atenção ao que você leva para o paciente. Aquela comidinha que ele tanto gosta, por exemplo, só com a autorização do médico ou do nutricionista. Cada paciente tem uma dieta específica de acordo com seu diagnóstico, que precisa ser seguida para o sucesso do tratamento e recuperação mais rápida.

E mesmo que você queira muito ver uma pessoa querida que está hospitalizada, lembre-se de que é fundamental respeitar a determinação da equipe médica de restrições de visitas. Há pacientes que não podem recebê-las dependendo do caso. 

Sua participação é essencial para o hospital prestar o melhor atendimento. Baixe gratuitamente a Cartilha de Segurança do Paciente da Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp) e tenha mais informações. Ela está no Anahp On Demandhttps://ondemand.anahp.com.br/curso/publicacao-cartilha-de-seguranca-do-paciente-volume-2